
PERGUNTAS FREQUENTES
As respostas deste questionário foi elaborado a partir de diálogos com o ex-presidente da entidade e voluntário Misael, com recursos do gov.br e Decreto nº 11.791 de 21 de novembro de 2023
O QUE É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?
Considera-se comunidade terapêutica o modelo terapêutico de atenção em regime residencial e transitório, mediante adesão e permanência voluntárias, a pessoas com problemas associados ao uso, ao abuso ou à dependência de álcool e de outras drogas, acolhidas em ambiente protegido e técnica e eticamente orientado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e social, por meio da promoção da abstinência, e a reinserção social, com vistas à melhora geral na qualidade de vida dos indivíduos.
ANTES DA COMUNIDADE TERAPÊUTICA QUAIS OUTRAS AJUDAS POSSO BUSCAR?
Quando se detecta o uso abusivo ou dependência do uso de álcool ou outras drogas por parte de um ente querido devemos acionar os dispositivos básicos de saúde (UBS, CAPS ou CAPS AD) e os profissionais responsáveis indicarão os serviços disponíveis na rede de cuidados.
Grupos de ajuda como o de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Amor Exigente (AE), Pastoral da sobriedade também devem ser buscados tanto pelo portador da dependência quanto pelos familiares, que neste caso serão dirigidos como codependentes.
Poderá ser ainda procurado grupos de ajuda espiritual segundo a sua denominação religiosa, porém não devem ser ignorados os processos de ajudas anteriores que são prioritários.
QUEM PRECISA DE ASSISTÊNCIA DA COMUNIDADE?
Pessoas com transtornos, complicações ou dependências decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas que já buscaram outros meios de ajuda - através de mecanismos da Rede de Saúde e grupos de apoio - e que não conseguiram ter êxito.
QUAL É O PERÍODO DE TEMPO DE UM ACOLHIMENTO DENTRO DE UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?
O período de tempo costuma variar entre as instituições, mas o modelo mais utilizado não costuma ultrapassar 06 (seis) meses, porém como o acolhimento ocorre em caráter voluntário, existe a possibilidade do acolhido solicitar alta antes desse processo finalizar ou até mesmo desistir ou abandonar.
Em nossa entidade utilizamos 09 (nove) meses de acolhimento.
DE MANEIRA SIMPLES, QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLÍNICA DE REABILITAÇÃO E A COMUNIDADE TERPÊUTICA ACOLHEDORA?
A primeira diferença ocorre na internação, aonde o acolhimento em Comunidades Terapêuticas ocorrem a partir de adesão voluntária (espontânea).
Uma outra diferença presente é que a Comunidade Terapêutica fará um trabalho envolto de um projeto terapêutico através dos pares (incluindo familiares) e em conjunto a Rede (normalmente o CAPS) enquanto as Clínicas de Reabilitação possuem metodologias de tratamento que envolvem a administração de medicamentos e atendimento psicológico para o doente e, às vezes, para seus familiares.
A importância de procurar os profissionais da rede básica de saúde está interligado a saber o que o teu ente querido necessitará. Não é todo caso que é passível de Comunidade e não é todo caso que precisa de Clínica.
Para entender mais é necessário ler o tópico 6 do link a seguir presente no site GOV.BR, sobre Conceitos e definições das Comunidades Terapêuticas Acolhedoras.
O QUE É A ADESÃO VOLUNTÁRIA DO ACOLHIDO?
A adesão voluntária se refere ao fato e ao ato de espontaneidade da pessoa que possui dependência química em se dispor e aceitar o acolhimento e as normas de uma Comunidade Terapêutica Acolhedora.