top of page
preto.jpg

PERGUNTAS FREQUENTES

As respostas deste questionário foi elaborado a partir de diálogos com o nosso ex-presidente, e voluntário, Misael e com recursos do gov.br.

O QUE É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?

Denominamos como Comunidades Terapêuticas entidades sem fins lucrativos e de caráter privado, que realizam o acolhimento de pessoas com transtornos, complicações ou dependências decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).

ANTES DA COMUNIDADE TERAPÊUTICA QUAIS OUTRAS AJUDAS POSSO BUSCAR?

Quando se detecta o uso abusivo ou dependência do uso de álcool ou outras drogas por parte de um ente querido devemos acionar os dispositivos básicos de saúde (UBS, CAPS ou CAPS AD) e os profissionais responsáveis indicarão os serviços disponíveis na rede de cuidados.
Grupos de ajuda como o de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Amor Exigente (AE), Pastoral da sobriedade também devem ser buscados. 
Poderá ser ainda procurado grupos de ajuda espiritual segundo a sua denominação religiosa.

QUEM PRECISA DE ASSISTÊNCIA DA COMUNIDADE?

Pessoas com transtornos, complicações ou dependências decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas.

QUAL É O PERÍODO DE TEMPO DE UM ACOLHIMENTO DENTRO DE UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?

O período de tempo costuma variar entre as instituições, mas o modelo mais utilizado não costuma ultrapassar 06 (seis) meses, porém como o acolhimento ocorre em caráter voluntário, existe a possibilidade do acolhido solicitar alta antes desse processo finalizar ou até mesmo desistir ou abandonar. Em nossa entidade utilizamos 09 (nove) meses de acolhimento.

DE MANEIRA SIMPLES, QUAL A DIFERENÇA DE CLÍNICA E DE COMUNIDADE?

A primeira diferença ocorre na internação, aonde o acolhimento em Comunidades Terapêuticas ocorrem a partir de adesão voluntária (espontânea).

Uma outra diferença distinta está presente que a Comunidade Terapêutica fará um trabalho envolto de um projeto terapêutico através dos pares (incluindo familiares) e em conjunto a Rede (normalmente o CAPS) enquanto as Clínicas de Reabilitação possuem metodologias de tratamento que envolvem a administração de medicamentos, atendimento psicológico para o doente e seus familiares.
A importância de procurar os profissionais da rede básica de saúde está interligado a saber o que o teu ente necessitará. Não é todo caso que é passível de Comunidade e não é todo caso que precisa de Clínica.

O QUE É A ADESÃO VOLUNTÁRIA DO ACOLHIDO?

A adesão voluntária se refere ao fato e ao ato de espontaneidade da pessoa que possui dependência química em se dispor e aceitar o acolhimento e normas de uma Comunidade Terapêutica.

bottom of page